Tutorial - Termos mais usados no mundo de Android

Ora bem, vou finalmente publicar um post que muitos estão há espera e que procuram saber mais sobre Android e pretendem mexer e explorar ainda mais o seu aparelho. Mas não o fazem porque não sabem o que significa isto ou aquilo, vou tentar explicar ao máximo e partilhar o que sei.


ROMUma ROM é uma compilação do sistema operativo. Nesse sentido é associada a designação Stock ROM ao sistema operativo presente de origem com o telemóvel. A ROM incluí o kernel de linux, uma versão do sistema operativo Android com parâmetros e configurações especificas, e todas as aplicações que acompanham essa compilação.


Kernel - O kernel é o componente central num aparelho electrónico que use sistema operativo, é ele que executa a comunicação entre o Hardware e o Software para que o aparelho possa trabalhar da forma esperada, quanto melhor for desenvolvido, mais partido se pode tirar do aparelho.


ADB(Android Debug Bridge) - O ADB é uma ferramenta de depuração que faz parte do SDK de Android que nos permite gerir o estado do emulador e dos dispositivos ligados por USB.


SDK(Software Development Kit) - Normalmente os SDK's são distribuídos pelas empresas que desenvolvem o software para que qualquer utilizador possa alterar ou reprogramar o que "quiser" dentro do software distribuído, exemplo disso é o SDK do Android que serve para que os utilizadores possam fazer aplicações e jogos para o sistema operativo.


ROOT Root é o utilizador administrador em sistemas basedados em UNIX. Uma vez que Android corre sobe um kernel de GNU/Linux, e Linux é baseado em UNIX, ao administrador de Android chama-se também ROOT. Ter acesso ROOT significa ter acesso total sobre o sistema, poder para alterar ficheiros de sistema, como:

  • Temas
  • Aplicações de origem (mapas, relógio, calendário, etc.)
  • Imagem da Recovery
  • Bootloader
  • E adiciona também a função de SuperUser
Recovey Recovery é um género de mini Sistema Operativo, o qual é usual conter operações de controlo de baixo nível do dispositivo. Opções comuns das recoveries contam com backup integral do sistema ( e respectivo restauro ) e opção de flash de novos ficheiros. Este flash trata-se de colocar os ficheiros de um determinado contentor de ficheiros, tal como zip ou img, numa determinada partição, quer isto dizer que torna assim possível fazer troca de ROM, SPL, Radio, etc.



Bootloader - Bootloader é uma espécie de ferramenta que alguns aparelhos trazem para ser possível uma troca de ficheiros  entre o computador para concertar ou alterar ficheiros de sistema através do ADB.


SPL(Second Program Loader) - É uma espécie de função que manipula os dados da memória RAM do dispositivo.


Radio O Radio é a componente de Firmware que trata das ligações, tais como Wireless, 3G, GPS, etc. Cada Radio tem associada uma SPL ou conjunto de SPLs especificas para o correcto funcionamento do mesmo. Pode acontecer na instalação de ROMs oficiais haverem actualizações da versão do Radio e correspondente SPL.


Firmware - O firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.


Se me estiver a esquecer de alguma coisa basta deixar um comentário que irei tentar dar mais informação sobre o que falta.


0 comentários to "Tutorial - Termos mais usados no mundo de Android"

Enviar um comentário

Powered by Shadowk1ller. Com tecnologia do Blogger.

Visitas totais

Facebook