Porque usar ROM's personalizadas?

O que é uma ROM?
Como já expliquei numa publicação anterior, uma ROM é uma compilação do sistema operativo Android que contém o kernel do linux, parâmetros e configurações especificas e todas as aplicações que acompanham a compilação.


ROM's Personalizadas!
São compilações não oficias lançadas por outros utilizadores para um ou vários dispositivos com Android!


Porque usar ROM's personalizadas?

A necessidade de usar ROMs personalizadas (Custom ROMs), depende da pessoa que as usa. As vezes é por simples curiosidade da pessoa que as instala, outras vezes é para preencher uma falha na ROM original, como por exemplo, um dispositivo que oficialmente não tenha recebido atualizações para versões superiores de Android, e com uma ROM personalizada tem a oportunidade de executar essa versão no seu dispositivo, e com isto todas as vantagens e novidades que essa nova versão possa apresentar. Mas ROMs personalizadas são muito mais que isso. Permitem por exemplo modificar o sistema até o mais baixo nível, permitindo a inclusão de módulos do kernel como o suporte para outros sistemas de arquivos como o EXT4, e a inclusão do suporte para openVPN, novos codecs de audio e vídeo, etc. Estes módulos serão depois usados com a finalidade de interagir com uma aplicação ou funcionalidade a nível do sistema operativo em si.

As ROM's normalmente vêm deodexed, querendo isto dizer que torna possível e acessível a modificação das várias aplicações Android, tornando assim possível, por exemplo, fazer temas personalizados para a plataforma, algo que pelo menos até à versão 2.2 de Android ainda não é suportado pelo sistema operativo nativamente. Não confundir com o uso de outras aplicações que por si permitem o uso de um tema, esta técnica de substituição dos arquivos da ROM (normalmente através do uso do Metamorph), não necessita de aplicações extra em execução para fazer uso do tema.

O que é o Metamorph?
O MetaMorph é uma aplicação de código aberto para dispositivos Android com Root. Serve para aplicar temas, que por sua vez tenham um instalador próprio para MetaMorph. Estes temas resultam da substituição dos arquivos de imagem e por vezes de “layouts” das diversas aplicações do sistema, sendo que  depois de instalados não necessitam de nenhum processo extra no sistema operativo para garantir que este tenha uma aparência diferente.


A lista de pontos interessantes de uma ROM personalizada conta ainda com:

  • ROM editada a partir da oficial para não fazer uso de certas aplicações, tornando-a mais “leve”
  • Possibilidade de ter uma ROM “de-branded”, ou seja, compilada a partir do código fonte Android
  • Prolongação do tempo útil de bateria
  • Kernel optimizado para fazer uso de voltagens mais baixas ou mais altas que as permitidas de origem, sendo possível ao utilizador escolher a qualquer altura entre performance / maior autonomia
  • Instalar aplicações no cartão de memória em versões do Android anteriores à 2.2




0 comentários to "Porque usar ROM's personalizadas?"

Enviar um comentário

Powered by Shadowk1ller. Com tecnologia do Blogger.

Visitas totais

Facebook